Na próxima sexta-feira, dia 17, às 20h, o músico Thiago Salas e a dançarina Talita Florêncio convidam para o palco do Sesc Rio Preto as artistas Rayra Costa (sintetizadores analógicos) e Aline Bonamin (dançarina) para o encontro de improvisação Duplos. A apresentação acontece na área externa da comedoria e a entrada é gratuita.
Duplos é um projeto de improvisação entre dança e música, idealizado pelos artistas Thiago Salas e Talita Florêncio, que promove encontros e performances entre artistas de diferentes percursos artísticos. Os artistas convidados são provocados a partir de suas linguagens específicas a compartilharem da criação de uma performance em tempo real. Sem ensaios prévios ou estruturas acordadas anteriormente, o projeto propõe trazer ao público questões em torno das noções de espetáculo, bem como criar através da natureza da indeterminação de um ambiente de improvisação, questionamentos sobre modos de relação, escuta e composição.
O espetáculo teve sua primeira edição na cidade de São Paulo, em 2016 e já conta em sua trajetória com a realização de dez edições e a participação de quarenta e sete artistas parceiros e colaboradores. Nessa trajetória, Duplos vem estabelecendo uma rede de afetos e de práticas artísticas na colaboração entre músicos e a dançarinos diversos, com distintas formações e trajetórias, como Beatriz Sano, Jorge Peña, Eduardo Fukushima, Rogério Costa, Patrícia Árabe, Loop B, Cristian Duarte, Jussara Miller, entre outros.
Para o encontro que acontece em Rio Preto, a dupla convidou as artistas Rayra Costa, que se dedica à música experimental e às artes plásticas e que desenvolve um trabalho de pesquisa de freqüências sonoras emitidas através de circuitos eletrônicos (no input) e fontes naturais manipulando o feedback do áudio resultante, além de Aline Bonamin, bacharel em dança e com um trabalho de pesquisa de mestrado em artes da cena na Unicamp.
De acordo com o técnico de programação Marcos Takeda, “todo corpo é um corpo dançante, e a dança é a forma de expressão artística que traduz o sentimento, a emoção e o afeto em um dialeto de movimentos. Assistir uma apresentação de dança, é um convite para explorar as possibilidades de expressão e comunicação por meio do movimento, promovendo uma conexão única entre o público e os dançarinos. Através dessa relação, a dança é capaz de transmitir emoções e despertar sensações que muitas vezes não podem ser expressas por palavras.”
Saiba mais sobre a programação em sescsp.org.br/riopreto
Sobre o Sesc São Paulo
Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.
SERVIÇO
Performance de improvisação – Duplos
Dia 17, sexta, das 20h às 21h30.
Local: Área externa da Comedoria
Entrada gratuita