Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
De 11 a 23 de abril o Sesc São Paulo realiza o Inspira – Ações Para Uma Vida Saudável, projeto em rede que visa a sensibilizar cidadãs e cidadãos para aspectos essenciais do bem viver. Com atividades em mais de 30 unidades, a programação reúne especialistas das áreas da saúde e bem-estar, além de propor reflexões e apresentar iniciativas capazes de impactar positivamente a qualidade de vida dos indivíduos.
No rescaldo de uma pandemia sem precedentes, torna-se ainda mais relevante o debate sobre a exaustão mental e física da população, fenômeno que potencializa a incidência de transtornos como a depressão, a ansiedade e a síndrome do esgotamento profissional. Em sua sexta edição, o Inspira busca contribuir com recursos voltados ao encontro de um maior equilíbrio entre as tarefas no cotidiano, por meio de cursos, bate-papos, intervenções, oficinas e vivências, realizando conexões com o bem-estar e o autocuidado nas relações do indivíduo com a sociedade e o trabalho.
“Como uma instituição que tem por missão elevar os níveis de qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de seus dependentes bem como da sociedade em geral, o Sesc entende a saúde, em sua modulação ‘mental’, como dimensão crucial da existência, passível de ser não apenas cuidada, mas sobretudo fomentada”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Para estimular reflexões e ações sobre a saúde, em seu sentido mais amplo, serão realizadas mais de cem atividades, presenciais e on-line, em sua maior parte gratuitas em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.
Em Rio Preto, a programação tem início com a aula de Yoga com bambu, conduzida pela instrutora Gisela Zeghini, realizada nos dias 1, 2, 8 e 9, sábados e domingos, das 10h30 às 11h30. Nas semanas seguintes, a professora de yoga conduz a aula Yoga Vinyasa flow, nos dias 15, 16, 22 e 23, também aos finais de semana, no mesmo horário.
A Cia. do Santo Forte apresenta no dia 18/4, terça, às 19h, a intervenção “Pro mundo ficar Odara”, cuja proposta é celebrar o movimento corporal para uma existência mais saudável. Na sequência, a instrutora de yoga Gisela Zeghini conduz a atividade “Yoga e música” que traz a prática do Vinyasa Flow associada à músicas tocadas ao vivo.
Na quinta, dia 20/4, às 19h, a professora de dança Tribal e yoga Natane Circe explora as potencialidades da coluna vertebral por meio de técnicas de yoga. E na sexta, dia 21/4, ela apresenta a vivência “Dança Tribal” no qual a dança vai de encontro com o feminino, possibilitando a percepção da qualidade e expansividade do corpo físico.
Ainda, nos dias 22 e 29, sábados, às 15h, Silvia Laura Rodrigues, professora de yoga e especialista em desenhos, conduz a atividade “Mandalas: aprendendo a desenhar”.
Meditação Ativa – Chacra do coração é uma vivência que acontece dia 28/4, sexta, às 19h, conduzida pela terapeuta integrativa, Janaíza de Biagi. A atividade propõe que em movimento, os participantes consigam atingir um estágio de meditação, assim, a dança intuitiva ativa a energia vital e traz um equilíbrio ao corpo.
Encerrando a programação, nos dias 29 e 30, sábado e domingo, às 10h30 a instrutora de yoga Gisela Zeghini orienta uma aula de Pranayamas, práticas de respirações que deixam as emoções mais sutis.
A programação é gratuita, porém é necessário se inscrever para as atividades.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.
SERVIÇO
Yoga com bambu
Com Gisela Zeghini, instrutora de yoga.
O bambu pode também ajudar a desenvolver a consciência da respiração baixa, média e alta durante a prática de pranayamas e fortalece diversas regiões do corpo, inclusive as que foram lesionadas. Além de ajudar a desenvolver a consciência respiratória melhora a concentração, o equilíbrio e fortalece diversas regiões do corpo, proporcionando bem-estar físico e mental.
De 1 a 9/4, sábados e domingos, das 10h30 às 11h30
Área De Convivência. 12 anos. Grátis
Entrega de senhas limitadas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.
Yoga Vinyasa flow
Com Gisela Zeghini, instrutora de yoga.
O Vinyasa é uma das formas mais populares e modernas de Yoga. É um estilo dinâmico e esportivo de Yoga que geralmente é ensinado de forma fluida, com os praticantes se movendo através de diferentes sequências de posturas.
De 15 a 23/4, sábados e domingos, das 10h30 às 11h30
Área De Convivência. 12 anos. Grátis
Entrega de senhas limitadas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.
Pro mundo ficar Odara
Com a Cia do Santo Forte.
Odara é um estado de presença física e espiritual pleno de vitalidade e esplendor. Na performance-ritual curandeiros da cena experimentam as potencialidades dos saberes inscritos em seus corpos a partir de suas dissidências e vivências de terreiro celebrando o movimento para uma existência mais saudável.
Dia 18/4, terça, das 19h às 19h30.
Área De Convivência. Livre. Grátis
Yoga e música
Com Gisela Zeghini, instrutora de yoga.
Nessa atividade, a prática do Vinyasa Flow terá os timbres de músicos rio-pretenses tocando um repertório bastante variado.
Dia 18/4, terça, das 19h30 às 20h30
Área De Convivência. Livre. Grátis
Vertebrados
Com Natane Circe, professora de dança Tribal e yoga.
A atividade explora as possibilidades da coluna vertebral por meio de técnicas do Yoga e da Dança, finalizando com uma sequência serpentinosa.
Dia 20/4, quinta, das 19h às 20h30
Área De Convivência. Livre. Grátis
Dança Tribal
Com Natane Circe, professora de dança Tribal e yoga.
Com a técnica de improviso e com o trabalho em equipe, liderando e sendo liderados, a dança vai de encontro com o feminino, possibilitando a percepção da qualidade e expansividade do corpo físico.
Dia 21/4, sexta, das 10h30 às 12h
Área De Convivência. Livre. Grátis
Mandala- Aprendendo a desenhar
Com Silvia Laura Rodrigues, professora de yoga e especialista em desenhos de mandalas.
Essa atividade tem o objetivo de explicar aos participantes o significado da Mandala sua simbologia e propõe o desafio de desenhá-la com criatividade e fazendo uma conexão com seu eu.
Dias 22 e 29/4, sábados, das 15h às 17h
Sala Expressão Artística. 12 anos. Grátis
Meditação Ativa – Chacra do coração
Com Janaíza de Biagi, terapeuta integrativa.
A atividade propõe que em movimento, os participantes consigam atingir um estágio de meditação. A dança intuitiva ativa a energia vital e traz um equilíbrio ao corpo.
Dia 28/4, sexta, das 19h às 20h
Sala de Expressão Corporal 2. Livre. Grátis
Pranayamas – O sopro da vida!
Com Gisela Zeghini, instrutora de yoga.
A atividade propõe a prática de respirações que se chama “Pranayamas” que permite aprender a modificar e comandar o ritmo respiratório e assim deixa as emoções mais sutis, o que irá interferir positivamente nas relações, no desempenho das nossas tarefas cotidianas e na nossa qualidade de vida.
Dias 29 e 30/4, sábado e domingo, das 10h30 às 11h30
Sala de Expressão Corporal 2. 12 anos. Grátis
Entrega de senhas limitadas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.