Oitenta alunos do projeto social Mundo Novo PIC (Projeto de Incentivo ao Cooperativismo), que funciona no bairro Machado, visitaram nesta quinta-feira, 6, o Complexo Municipal de Reciclagem em Rio Preto. Eles foram conhecer o funcionamento das atividades desenvolvidas no local e entender os processos de reciclagem e aproveitamento dos materiais de demolição e entulhos da construção civil recolhidos pela cidade.
A Usina de Reciclagem de Rio Preto, localizada na rodovia Délcio Custódio da Silva, concentra entulhos da construção civil e demolição, que são coletados nos pontos de apoio do município – locais que recebem pequenas quantidades desse resíduo e de obras da Prefeitura, além de material reciclável descartado pela população.
O material recolhido passa por triagem, é beneficiado por meio de um britador e transformado em areia, tijolos, pedras, pedriscos, entre outros. Com a transformação, são aproveitados pela Secretaria de Serviços Gerais e Zeladoria em diversas obras e reparos em vias, áreas verdes e outros espaços públicos.
O coordenador do complexo de reciclagem, Donizete Saldanha, e os funcionários do complexo apresentaram aos alunos do projeto Mundo Novo todo o funcionamento dos maquinários e o processo para o beneficiamento dos entulhos da construção civil e produção da fábrica de artefatos.
O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, ressalta que o Complexo Municipal de Reciclagem recebe anualmente diversas visitas de engenheiros e técnicos ligados ao meio ambiente, professores e muitos estudantes dos cursos de engenharia e de matérias ligadas ao meio ambiente de universidades públicas e privadas do Brasil. “Gente até de outros países surge interessada em conhecer o processo implantando aqui no nosso município”, afirma Ulisses.
As duas turmas de alunos, manhã e tarde, registraram a visita ao complexo em vários vídeos e fotos nos celulares. Os educadores Clayton Henrique e Ana Beatriz e a monitora Franciele Doimo, do projeto Mundo Novo PIC, acompanharam a visita.
Clayton Henrique afirmou que “a visita foi uma verdadeira aula de preservação do meio ambiente aos nossos alunos e uma grande lição do que nós podemos fazer para ajudar na transformação de entulhos da construção em objetos utilizados nas praças e áreas verdes da nossa cidade, como bancos, mesas, guias entre outros objetos de concreto reciclado”.
As escolas e projetos sociais e educacionais interessados em realizar visitas ao Complexo devem enviar oficio via email para a Secretaria de Serviços Gerais para agendamento de data e horário da visita. O email é o smserv@riopreto.sp.gov.br.