Balanço divulgado nesta terça-feira, 11/4, pela Secretaria de Serviços Gerais de Rio Preto revela que entre dezembro de 2022 e março de 2023 foram recolhidos resíduos, troncos e galhos de 207 árvores que caíram em ruas, praças, avenidas e outros locais públicos. São quedas provocadas pelos temporais que atingiram a cidade quase diariamente no período.
Para a retirada das árvores, a maioria de porte grande, foram utilizados três caminhões basculantes e um munk. O material recolhido por uma equipe de 10 funcionários ligados à pasta equivale à lotação de 120 caminhões com troncos serrados e 369 caminhões com galhos, ou seja, 489 caminhões carregados.
“Durante todo esse período, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, permaneceu com plantões permanentes, dia e noite, inclusive nos finais de semana, com equipes de emergência, em sistema de colaboração com os Bombeiros e a Defesa Civil”, diz o secretário Ulisses Ramalho.
Os materiais e resíduos verdes recolhidos nesse período foram levados para a Fazenda Municipal, onde é feito o descarte corretamente. Ao mesmo tempo, a secretaria também manteve equipes de roçada e de limpeza de bueiros e bocas de lobos de plantão para os atendimentos das diversas ocorrências diárias.
O encarregado geral de limpeza, Marcos Rogério de Castro, afirma que “alguns serviços acumulados de roçada de mato muito molhado, limpeza de bueiros, além de reparos de galerias e sarjetas, por conta dos permanentes e seguidos dias de chuva, devem ser normalizados com a chegada da estiagem prevista do outono”.
Balanço:
• 207 árvores caídas.
• 120 caminhões lotados com troncos serrados.
• 369 caminhões lotados com galhos.
• Equipamentos utilizados: 3 caminhões basculantes e 1 Munk.
• Equipes de poda e cata-galhos: 10 homens com máquinas e equipamentos manuais