Visitação está liberada desde segunda-feira, 4, e vai até o próximo dia 22
O Projeto TransBordando Histórias apresenta, a partir desta semana, exposição de arte derivada dos trabalhos realizados por participantes das oficinas de criatividade. Os trabalhos têm como base e estímulo criativo as histórias e vivências da população Trans/Travesti/Não Binária de São José do Rio Preto.
As obras estão expostas no Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis (CDCT), que fica na rua do Rosário, 1903, na Vila Curti. A visitação está liberada desde segunda-feira, 4, e vai até o próximo dia 22.
A exposição exibe peças que relacionam a identidade e as memórias particular e coletiva à literatura e às artes plásticas como ferramenta de promoção de práticas expressivas, comunicativas e artísticas – principalmente da geração de renda.
Ganhador do prêmio Nelson Seixas, o Projeto TransBordando tem como proponente Denise Cristiane de Souza, mulher lésbica, artista, “artivista”, pautada no antirracismo, feminismo e na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.
Currículo
Formada em Design Gráfico, Denise é atuante como artesã, artista muralista, designer e ilustradora. Integra o Coletivo Beta Cunha. Colaboradora no Movimento Negro Unificado de Rio Preto, Projeto Afrontosamente e no Coletivo Diversidade Rio Preto, ministra oficinas de geração de renda em Artes Visuais, Bordado, Crochê, Macramê, dentre outras atividades.
O projeto tem como instrutora auxiliar, Lila Santiago, não-binária, lésbica, atriz, “artivista”, artesã, arte-educadora e ativista social pautada na implementação de políticas culturais, no combate à violência contra as mulheres, na luta antirracista, na valorização à diversidade e inclusão.
Proficiente em práticas educacionais integradoras, expressivas e comunicativas, com base no teatro e na promoção da saúde mental, ela cursa pedagogia na Ampli e Libras no IFSP-SJRP. Instrutora de Artes no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Integra o Projeto Afrontosamente, ministrando Oficina de Abayomi e atividades com foco na geração de renda.
Compõe o Movimento Negro Unificado de Rio Preto, Coletivo Diversidade Rio Preto e o Coletivo Beta Cunha. Atualmente é conselheira municipal Afro, dos Direitos das Mulheres, e suplente de Políticas Culturais no segmento Cultura Negra e Povos Originários.
Serviço
Período: 4 a 22 de dezembro
Local: Complexo de Doenças Crônicas Transmissiveis (CDCT)
Endereço: Rua do Rosário 1903, Vila Curti.
Horário: 7h às 18h
Josy Mariano de Sá/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES