Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
Crianças do Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Vila Novaes, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizaram nesta segunda-feira, dia 11, apresentações das oficinas ofertadas na unidade, como resultado do desenvolvimento das atividades durante o ano de 2023.
Atualmente, o Núcleo atende 75 crianças, com idades entre 6 e 13 anos. O espaço promove oficinas socioeducativas, esportivas, lúdicas, arte circense, hip hop e danças urbanas. As atividades acontecem em período inverso ao da escola.
“Ver a evolução das crianças nas oficinas é muito gratificante para nós. Estamos encerrando o ano com tranquilidade, sabendo que cumprimos com o nosso dever, garantindo o acesso da população a essa Política Pública tão importante que é a Assistência Social”, comentou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.
A abertura do evento ficou por conta do projeto “Saralando”, contemplado pela Lei Nelson Seixas. O espetáculo é um combinado de música e poesia em um ambiente lúdico, protagonizados pelos artistas Ícaro Negroni e Clara Tremura.
Foram realizadas também apresentações de dança urbana e hip hop, com o educador Emerson Bad, e uma encenação da música “Natal todo dia”, com a educadora Michelle Martins. Além disso, o evento teve a participação de artistas de rua, familiares de uma das crianças do Núcleo.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV é oferecido a toda população por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência, Núcleos e rede socioassistencial parceira, com atividades como oficinas socioeducativas; atividades lúdicas, artísticas e culturais; rodas de conversa e integração com as ações do território, visando a prevenção das situações de vulnerabilidade risco social, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências.
Thayla Azevedo/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES