Município ganhou selo de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da doença
A Secretaria de Saúde de Nova Aliança recebeu o Prêmio Luiza Matida 2023, um dos mais importantes da área em âmbito estadual, em decorrência do resultado positivo nas ações para eliminar a transmissão vertical da sífilis, ou seja, a contaminação passada de mãe para filho durante a gravidez.
O Prêmio Luiza Matida TVHIV e/ou Sífilis Congênita Estado de São Paulo contemplou municípios que atuaram no combate e controle da sífilis e HIV/Aids em várias categorias.
Para a secretária de Saúde, Sílvia Patini, o prêmio é resultado da dedicação e do bom trabalho desenvolvido pelas equipes da saúde.
“É o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, declarou.
O prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais, o Jura, compartilha da mesma opinião da secretária.
“A Saúde de nosso município está em excelentes mãos e vamos continuar a investir nessa área, que é prioritária em nosso governo”, frisou Jura.
PRÊMIO
O Prêmio Luiza Matida é idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis que contribuíram para a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.
Ao todo, 236 municípios paulistas foram premiados com o selo de boas práticas rumo a eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis. Destes, 114 na transmissão do HIV e 149 na transmissão vertical de sífilis congênita.
REDAÇÃO ENTRECIDADES