Jornal EntreCidades :: São José do Rio Preto e Região
Jornal EntreCidades :: São José do Rio Preto e Região
  • Região
    • Adolfo
    • Bady Bassitt
    • Catanduva
    • Cedral
    • Nova Aliança
    • Nova Granada
    • Olímpia
    • Palestina
    • Potirendaba
    • São José do Rio Preto
  • Acontece
  • Geral
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
  1. Home
  2. Política
  3. Governo de São Paulo assina decreto para retomada da atividade industrial
 Governo de São Paulo assina decreto para retomada da atividade industrial
Política Região

Governo de São Paulo assina decreto para retomada da atividade industrial

by entrecidades 17 de março de 2023

O Governo de São Paulo deu mais um passo para fomentar a retomada da atividade industrial no Estado. Em agenda na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quinta-feira (16), o governador Tarcísio de Freitas assinou Decreto que institui o Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização. O documento será publicado no Diário Oficial.
Para instrumentalizar a nova industrialização do Estado, o governador paulista destacou seis pilares de atuação: energia, infraestrutura, crédito, tributação, capacitação profissional e digitalização.

“Vamos trazer a indústria de volta para São Paulo e vamos ver os negócios aparecendo. O que queremos é que nossas empresas prosperem e ver o Estado mais competitivo”, disse Tarcísio de Freitas.

Estrutura do Conselho

O Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização terá caráter consultivo e vai orientar ações, políticas e diretrizes do Governo de SP para a reindustrialização na unidade federativa. Ele será composto por oito membros titulares e igual número de suplentes, dos seguintes órgãos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (que exercerá a presidência do colegiado); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Secretaria de Fazenda e Planejamento (que exercerá a vice-presidência); Casa Civil; Secretaria de Parcerias em Investimentos; Secretaria de Negócios Internacionais; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

“Estaremos ao lado do governo para gerar empregos e fazer o Estado crescer. Esse Conselho trará bons resultados”, disse o presidente da Fiesp, Josué Gomes.

Os membros do Conselho serão designados pelo governador para mandatos de dois anos, com possibilidade de recondução aos postos. A participação, porém, não será remunerada, sendo caracterizada como serviço público relevante.  Caberá ao Conselho propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e industrial competitivo, inclusivo, sustentável e inovador; estimular a intersetorialidade e a transversalidade das políticas públicas estaduais para promoção da reindustrialização; estabelecer canal de diálogo permanente entre o Poder Público e o setor produtivo e implementar estratégias para o impulsionamento da indústria paulista no cenário nacional e internacional; incentivar o fortalecimento das cadeias produtivas e promover a redução das desigualdades regionais; apoiar o desenvolvimento de ações visando à formação e capacitação profissional para atender as demandas do setor produtivo; e propor e estimular a produção de estudos, análises e indicadores de desenvolvimento industrial. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; e de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, também estiveram presentes.

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2026 Qoxag. All Right Reserved.