Jornal EntreCidades :: São José do Rio Preto e Região
Jornal EntreCidades :: São José do Rio Preto e Região
  • Região
    • Adolfo
    • Bady Bassitt
    • Catanduva
    • Cedral
    • Nova Aliança
    • Nova Granada
    • Olímpia
    • Palestina
    • Potirendaba
    • São José do Rio Preto
  • Acontece
  • Geral
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Educação
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Vídeos
  1. Home
  2. Política
  3. Itamaraty pede que Israel cumpra decisão de Tribunal Internacional
 Itamaraty pede que Israel cumpra decisão de Tribunal Internacional
Política

Itamaraty pede que Israel cumpra decisão de Tribunal Internacional

by entrecidades 27 de janeiro de 2024

Governo brasileiro também pediu a liberação de reféns do Hamas

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) pediu que Israel cumpra imediatamente as determinações da Corte Internacional de Justiça (CIJ). Em nota oficial, o Itamaraty destacou o caráter vinculante das medidas cautelares aprovadas no processo movido pela África do Sul.

“O governo brasileiro tem a convicção de que as medidas cautelares contribuirão para garantir o cumprimento da Convenção e a proteção dos direitos do povo palestino, bem como o necessário e imediato alívio humanitário, conduzindo à pronta cessação das hostilidades”, destacou o Ministério das Relações Exteriores.

Em contrapartida, a nota oficial reforçou a importância da imediata liberação dos cerca de 130 reféns que permanecem em poder do grupo Hamas. O Itamaraty repetiu a defesa da solução de dois Estados.

“O Brasil reitera a defesa de um Estado palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, concluiu o comunicado.

Nesta sexta-feira (26), a CIJ, mais alta instância das Nações Unidas, determinou que Israel permita a chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O tribunal também decidiu que o governo israelense deve evitar que suas forças cometam genocídio.

A corte, no entanto, não se pronunciou diretamente sobre a acusação principal do processo: se a população da Faixa de Gaza sofre genocídio. O principal argumento foi o de que processos de genocídio são complexos e que uma decisão definitiva leva anos.

Agência Brasil

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2026 Qoxag. All Right Reserved.