Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ampliou parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, para atendimento na Pousada da Esperança na Providência de Deus — antiga Casa do Clero. O novo espaço será inaugurado neste domingo, dia 19, em comemoração aos 171 anos de Rio Preto.
Com a ampliação do termo de colaboração, que começará a valer a partir de 1 de abril, a equipe técnica, coordenador, monitores, administrativo, auxiliares de limpeza e cozinha, além de 70 vagas para pernoite, serão financiados pela Secretaria de Assistência Social. O atendimento será para homens e mulheres.
A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, destacou a importância da parceria. “Essa é mais uma parceria muito importante e fundamental para o atendimento da população em situação de rua que lida com tantas vulnerabilidades e fragilidades. A Prefeitura, por meio do Comitê, está em constante articulação para aprimorar os serviços”.
O termo inicial com o Lar é para atendimento da Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, que atualmente oferece 50 vagas para acolhimento de acordo com a demanda, e será mantido durante a ampliação para a Pousada. O objetivo é sensibilizar as pessoas que passarem pelos serviços da Pousada, para serem encaminhadas para a Casa do Cireneu.
O prefeito Edinho Araújo ressaltou mais essa parceria “que integra uma série de serviços e atendimentos oferecidos às pessoas em situação de rua”.
A parceria visa acolher e garantir proteção integral às pessoas em situação de rua, buscando a integralidade de acesso aos serviços e oportunidades, construindo o processo de saída das ruas, respeitando a situação da população atendida, bem como o encaminhamento para as demais políticas públicas do município.
O tempo de permanência na Casa do Cireneu é de até seis meses, possibilitando um tempo maior para reinserção familiar e comunitária, buscando o desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo. A avaliação para inclusão no acolhimento é feita por meio de avalição da equipe técnica do Centro POP.
Mais informações:
Pousada da Esperança na Providência de Deus (antiga Casa do Clero)
Rua Virgílio Guioti, 335 – Estância Morada Campestre
Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus
Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 400 – São Francisco
Centro POP e Refeitório Solidário
Situado próximo ao viaduto Jordão Reis, o Complexo do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) “Ataide Pereira” é um projeto inédito na região de Rio Preto que visa o atendimento e a integração dos serviços às pessoas em situação de rua.
A inauguração do espaço, que já está em funcionamento, será no dia 24 de março, às 10h. Na oportunidade, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, homenageia Ataide Pereira, atribuindo seu nome ao local, conforme Lei nº 14.150 de 31 de março de 2022.
O Centro POP possui uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, onde aproximadamente 900 pessoas foram atendidas no mês de fevereiro.
A abordagem para a sensibilização e oferta dos serviços é feita pela equipe do Serviço de Abordagem Social do Centro POP, que faz esse trabalho semanalmente, inclusive aos fins de semana, para atender pessoas em situação de rua em diversos pontos da cidade.
O Complexo visa ampliar e aprimorar as ações já existentes. No local, a população tem acesso à alimentação – com a distribuição de tíquetes para retirada de alimentação no Restaurante Bom Prato; espaço para higiene pessoal; guarda-volumes; lavagem de roupa; atendimento psicossocial; identificação e localização da família; encaminhamento para benefícios; encaminhamento às Unidades de Saúde – para tratar dependência de álcool e outras drogas; encaminhamento para o balcão de emprego e outras Políticas Públicas; e encaminhamento para os acolhimentos do município.
O novo espaço também integra o Refeitório Solidário, que tem a finalidade de disciplinar a distribuição das refeições, garantindo o bem-estar da população, com acompanhamento de equipe técnica para a oferta especializada dos serviços e encaminhamento ao mercado de trabalho e demais serviços disponibilizados pelo Poder Público.
Outro objetivo do Refeitório é a identificação e o cadastramento das entidades e da sociedade civil que fazem a distribuição das marmitas nas ruas de Rio Preto, para que possam utilizar o local para a entrega das refeições junto ao Poder Público. A capacidade do refeitório é de até 200 refeições por dia.
“A ideia é criar um fluxo para a distribuição das refeições, facilitando o acesso da população em situação de rua e dos grupos que realizam a oferta dos alimentos. Além disso, nossa equipe acompanhará todo o atendimento para fortalecer os vínculos com a população e fazer a sensibilização para a saída das ruas, através dos encaminhamentos”, comentou a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.
O horário de funcionamento do Centro POP é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e sábado e domingo das 16h às 18h com a oferta do banho. Já o Refeitório Solidário funciona de segunda a sexta-feira para o jantar, das 17h às 20h, e aos fins de semana com almoço e jantar.
Ataide Pereira
Ataide Pereira, filho do cabeleireiro Julio Pereira e de Adiná de Souza Pereira, iniciou sua carreira aos 19 anos, em 6 de setembro de 1971, na sua cidade natal, Uchoa-SP, onde teve seu pai como seu primeiro grande professor. No início de 1978, Ataide se mudou para São José do Rio Preto, onde fez uma carreira de grande sucesso, tornando-se uma das principais referências da classe no interior paulista. Na década de 80, chegou a ser vice-presidente da Associação dos Cabeleireiros de Rio Preto e região. Era apontado como “Campeão dos campeões” do interior paulista, tendo conquistado mais de 50 prêmios ao longo de sua carreira. Foi um professor mestre para muitas pessoas, formando centenas de profissionais ao longo de seus 50 anos de carreira.
Na busca por uma sociedade menos desigual, Ataide foi voluntário por muitos anos em ações da Basílica de Rio Preto com o grupo dos Vicentinos, além de realizar trabalhos com cortes de cabelo para idosos em asilos da cidade e região.
“Uma justa homenagem ao amigo Ataide, que dedicava suas horas livres para ajudar o próximo. Visitava inúmeras instituições da cidade realizando cortes de cabelo de forma voluntária, com muito carinho e amor”, relembrou o prefeito Edinho Araújo.
Faleceu em 30 de dezembro de 2021, aos 69 anos de idade, deixando a esposa Celene e os filhos Flávio e Vitor.