Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
Há muitos anos APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – vem realizando campanhas como Paz nas Escolas e Livros Sim, Armas Não, aliadas ao resultado de sucessivas pesquisas sobre violência nas escolas.
Como parte dessas campanhas, a APEOESP vem apontando a necessidade de medidas eficazes por parte do Estado, tanto no sentido de prevenir como de efetivamente combater a ocorrência de casos de violências nas unidades escolares, como lamentavelmente acaba de ocorrer na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Capital, provocando a morte de uma professora e ferimentos em outras duas professoras e um estudante.
Entre outras ações, o Sindicato entende que é necessário pensar a prevenção à violência nas escolas de forma mais ampla, principalmente considerando a disseminação de mensagens que promovem o uso de armas e como isso afeta os jovens. São necessárias iniciativas de conscientização sobre a violência e formas de preveni-la. Também é fundamental que tenhamos em cada unidade escolar psicólogos para dialogar com os estudantes e demais segmentos da comunidade escolar, além de um maior número de funcionários.
Estas e outras propostas, além de dados coletados na mais recente pesquisa – PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES E PAIS SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS – serão divulgados nesta quarta-feira, 29/03, na Sede Central da APEOESP (Praça da República 282), às 10h00.