Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
O Dia da Árvore foi celebrado de maneira diferente entre os alunos do 4º ano da Escola Municipal Oldemar Stobbe – Zizo, localizada no Jardim Gabriela. Cerca de 30 estudantes participaram de uma atividade promovida pela Polícia Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Semae.
Na data em que também é celebrado o Dia do Policial Ambiental, as crianças estiveram na Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP)/ Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP) para dar início ao plantio de novas mudas de árvores na área de 145 hectares que está sob a responsabilidade da empresa do setor de agronegócios Cofco.
A recepção dos alunos aconteceu no Centro Móvel de Educação Ambiental da empresa, com palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente, da prevenção e combate aos incêndios e queimadas, e do reflorestamento para recuperação da FENP por meio do plantio e, após, com o apoio dos policiais e da secretaria do Meio Ambiente deram início ao plantio das mudas.
A ação de plantar árvores transcende o âmbito local, gerando impactos globais. Estamos avançando em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com foco nas medidas urgentes para combater as mudanças climáticas. Isso desempenha um papel significativo na mitigação de seus efeitos. Além das florestas desempenharem um papel vital, o plantio e a preservação de árvores nas calçadas, o uso consciente da água e a adequada gestão de resíduos, sem recorrer a queimadas, desempenham um papel crucial nessa missão.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas da Secretaria de Educação, Hederson Vinícius de Souza, ações como esta fazem parte do planejamento escolar da rede. “A melhor forma de expandir o aprendizado é levar o conteúdo para fora da sala de aula. Poder vivenciar na prática o que o professor ensinou em sala é dar mais oportunidade para o aprendizado”, explicou.
O aluno Matheus Henrique da Silva, de 10 anos, diz que esta não foi a primeira árvore que plantou. “Eu já plantei outras, sei que precisamos cuidar do meio ambiente, economizar água e plantar árvores”, disse.
Gabriele Nunes Braga, 9 anos, estava feliz em poder fazer sua parte. “Todo mundo precisa colaborar. Hoje ajudei a plantar uma árvore e aprendi muitas coisas importantes nas palestras”, contou.
O secretário interino de Meio Ambiente, Alexandre Carmo, relacionou a ação de hoje com as frequentes atividades que são realizadas durante o ano. “É preciso dar visibilidade sobre a importância dessas áreas serem restauradas. Em especial esta Floresta Estadual vai trazer muitos benefícios não só para a cidade, mas para toda a região e envolver as crianças no processo é aumentar as chances de êxito”, explicou.
A ação educativa contou ainda com uma caminhada ecológica e a entrega de materiais orientativos para os alunos. Cada árvore plantada recebeu o nome do aluno que participou do plantio.