Uma tarde diferente mobilizou a Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Santo Antônio, uma das maiores da rede municipal de ensino. O encontro, na última sexta-feira, dia 29 de setembro, teve muita diversão para aproximadamente 200 alunos.
Diretoria, coordenadoria pedagógica e professores realizaram, das 12h30 às 17h, a primeira edição do evento DROFF (Darcy Ribeiro Off-line), em que foram apresentados aos estudantes jogos de tabuleiro modernos, com a proposta de fazer um contraponto com os jogos digitais que inundam as telas dos celulares da nova geração.
Segundo o professor Leandro Freitas, um dos idealizadores do DROFF, a ideia de levar jogos de tabuleiro modernos para os alunos surgiu da paixão pelo hobby. “Muitas pessoas conhecem os jogos de tabuleiro dos anos 80, como Banco Imobiliário e War, mas poucos têm acesso aos jogos de tabuleiro modernos, que surgiram a partir do início dos anos 2.000 e trazem uma variedade imensa de tipos e temas diferentes”, afirmou.
O evento garantiu aos alunos o acesso a mais de 50 jogos, divididos em quatro grandes grupos (raciocínio lógico, linguagem, habilidade motora/velocidade e jogos de tabuleiro mais raros). “Os alunos puderam conhecer jogos que custam mais de 400 reais, mas que estavam ali, ao alcance das mãos e mentes deles”, acrescentou o professor Leandro Freitas.
Os estudantes participantes também concorreram a sorteios de mais de 25 jogos novos, que foram conseguidos em parceria com três grandes editoras brasileiras: a Ludens Spirit, a Meeple BR e a Paper Games.
“O sorteio dos jogos foi um grande momento do evento, porque os alunos estavam muito empolgados em terem a chance de levar um jogo para casa”, disse Renan Felipe, outro professor que idealizou o projeto. “Os alunos que ganharam ficaram encantados e houve muita empolgação. Agora, eles poderão continuar jogando em casa, com as suas famílias, e talvez esta seja a melhor semente do DROFF”, finalizou.
A diretora da E. M. Darcy Ribeiro, Marilza de Lima, destacou a equipe de professores que tiraram o projeto do papel. “Eles pensaram em tudo, nos mínimos detalhes, como o aluguel de toalhas para as mesas de jogos, além do mural do evento. Nós, da gestão, demos todo o apoio necessário. É maravilhoso trabalhar com uma equipe como esta”, acrescentou a diretora.
O evento estimulou o convívio sadio e o respeito entre os colegas e um dos objetivos foi sensibilizar os alunos para promover a cultura da paz onde a escola se transforme em um espaço seguro. O espaço escolar é lugar de afeto, de desenvolvimento e de formação de cidadãos.