
Tutores aproveitaram a tarde ensolarada do sábado (21) para participar com seus pets do Outubro Rosa Pet. O evento, da Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto em parceria com a Unirp, teve como objetivo chamar a atenção para a incidência do câncer de mama em cadelas e gatas.
No total, a equipe veterinária da Unirp examinou 28 cadelas, das quais 5 precisam dar continuidade aos exames para rastreamento de câncer de mama. “Os animais também podem desenvolver câncer de mama, por isso precisam ser submetidos ao exame do toque”, afirma o médico veterinário Arthur Rodrigues Silva, da Secretaria do Bem-estar Animal.
Segundo ele, normalmente, começa com um nódulo pequeno. É preciso observar, investigar, olhar as cadeias mamárias das cadelas e gatas, porque quanto mais precoce a detecção da patologia, mais chances de sucesso do tratamento.
Na campanha, cinco cães que estavam sob tutela da Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto encontraram um novo lar, via adoção. O Outubro Rosa Pet teve muita diversão, com interação entre companheiros animais e seus tutores.
A próxima campanha de adoção de cães e gatos está prevista para o dia 11 de novembro, também no Pet Park, à tarde em um grande feirão. Também está previsto atendimento clínico em parceria com a Unirp, desta vez focado na conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul.