Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, sancionou na manhã desta quinta-feira, 26, a lei que criou mais 100 vagas de agentes da Guarda Civil Municipal, o que possibilita a ampliação do efetivo da corporação a partir do próximo ano. Com a sanção, a Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto fica autorizada a iniciar os procedimentos administrativos para a realização de concurso público.
A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito. “Esse é um concurso com diversas fases, que envolve teste psicológico, de aptidão física e avaliação social. É um processo longo, bastante detalhado e importante, mas que agora já pode ter início. O importante é que a Guarda [Civil Municipal], atuando dentro das suas atribuições, será ampliada e reforçada”, disse o chefe do Executivo Municipal.
O secretário de Segurança Pública, coronel Jean Charles, também avaliou a importância dessa ampliação. “Rio Preto é uma cidade que ganhou, na última década, mais de seis mil habitantes por ano. É necessário à GCM fazer frente a esse aumento. Além disso, aumentaram muito as atribuições dos guardas. Por isso, esse aumento do efetivo da corporação ocorre em muito boa hora”, comentou.
O último concurso realizado pela GCM de Rio Preto ocorreu em 2014. Atualmente, são 225 agentes investidos na carreira. A corporação atua em diferentes frentes de trabalho como patrulhamento preventivo, suporte a eventos e manifestações pública, patrulhamento rural, patrulha Maria da Penha, canil e em convênio com a Secretaria de Trânsito e Transportes para atuação na fiscalização e no controle de tráfego.
Demais autoridades presentes
Secretários municipais: Zeca Moreira (Gabinete); Jair Moretti (Governo); Mário Soler (Comunicação).
Vereadores: Paulo Pauléra (presidente da Câmara), Bruno Moura, Celso Peixão, Odélio Chaves, Karina Caroline e Diego Mahfouz.
Guarda Municipal: Comandante, Vitor Cornachioni; coordenador operacional, Alexandre Montenegro; Presidente da Associação dos Agentes, Márcio Martino.
Teste psicológico
A Secretaria de Segurança Pública abriu nesta quarta-feira, 25, processo licitatório para a contratação de empresa especializada em avaliações psicológicas. O objetivo é aplicar os testes nos integrantes da Guarda Civil Municipal, enquanto a pasta aguarda a entrega das armas de fogo doadas pelo Governo Estadual.
A contratação ocorrerá por meio de Ata de Registro de Preços. Serão 226 avaliações psicológicas e 226 reavaliações. Com isso será possível elaborar laudos conclusivos e individualizados a respeito da aptidão para porte funcional de arma de fogo.