Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês a campanha educativa “Respeitar a sinalização é respeitar a vida” voltada para reforçar junto aos usuários sobre os riscos de fazer ultrapassagens proibidas e de não respeitar a sinalização viária ao longo do trecho.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal – PRF, as ultrapassagens irregulares são uma das maiores causas de acidentes fatais nas rodovias brasileiras, devido ao grande número de colisões frontais. Não por menos, elas geram pesadas consequências aos motoristas.
O artigo 203 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, deixa claro que “ultrapassar outro veículo pela contramão onde houver marcação longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela” é considerado infração gravíssima.
Por ser considerada uma manobra que põe em risco outros motoristas, a multa gravíssima, que é de R$ 293,47, ainda recebe o fator multiplicador vezes 5 (a multiplicação pode ser vezes 3, 5 ou 10, dependendo da gravidade da infração). Os motoristas flagrados cometendo essa irregularidade são penalizados com uma multa no valor de R$ 1.467,35. Além disso, sete pontos são adicionados à Carteira Nacional de Habilitação – CNH do condutor.
Para o Diretor-Presidente da Triunfo Transbrasiliana, Hamilton Amadeo, o desrespeito à sinalização é frequente no trecho administrado pela concessionária. “O trecho paulista da BR-153 possui dezenas de aclives com sinalização horizontal e vertical que alerta os motoristas sobre os riscos de ultrapassagens nesses pontos. Mesmo assim, muitos ignoram os avisos, desrespeitam as leis de trânsito e correm o risco de um acidente muito grave”, afirma.