Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
Objetivo é reforçar a importância de atitudes defensivas nas ruas e avenidas de Rio Preto
O Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto, inicia nesta quinta-feira, dia 30, um programa de conscientização voltado aos motociclistas que utilizam o veículo como meio de transporte durante o expediente ou para chegar ao trabalho e voltar para casa. De acordo com o índice de emplacamentos do IBGE, Rio Preto conta atualmente com 100 mil motocicletas registadas no município.
Até o dia 22 de dezembro, serão visitadas as maiores empresas do distrito industrial, onde serão apresentados os dados estatísticos a respeito dos acidentes, assim como as melhores condutas ao guidão em situações de risco. O principal objetivo é alertar sobre os perigos do trânsito e incentivar comportamentos mais seguros.
A escolha das empresas atendidas teve como base o maior número de colaboradores motociclistas. “Nessas empresas encontramos motoboys e funcionários que utilizam a moto para se locomover até o trabalho, e ainda para uso pessoal em seu dia a dia. São trabalhadores que estão mais sujeitos aos acidentes”, explica a coordenadora de campo da ação e servidora da secretaria, Nathália Curti.
A ação será realizada nos horários de maior movimentação de funcionários nas empresas – entrada, almoço e saída. Com isso, a equipe pretende alcançar o maior número de colaboradores. “Eles serão abordados pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e, posteriormente, instruídos no sentido de pilotar com responsabilidade e respeitar as regas. É importante manter a consciência de que, no trânsito, o motociclista é o mais frágil entre os veículos”, reforça Nathália.
Aqueles motociclistas que passarem pela conscientização receberão um jornal com orientações específicas para locomoção sobre duas rodas. “É sempre importante reforçar a importância de dirigir defensivamente, o uso adequado do capacete e a escolha da vestimenta para pilotar a moto. A motocicleta é um veículo em que a pessoa está sempre mais vulnerável, por isso, o conhecimento e a atitude correta podem salvar vidas”, explica o coordenador do departamento educativo, engenheiro Pedro Romeiro.
Até momento, as empresas que confirmaram participação na ação somam 1,6 mil funcionários. A primeira empresa visitada será a Protendit, que conta com aproximadamente 50 motociclistas entre os funcionários. Outras empresas interessadas em receber a visita educativa podem se cadastrar por meio do telefone 3213-9660.
Ademir Terradas – REDAÇÃO ENTRECIDADES