Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Exemplares serão distribuídos para escolas que participaram do projeto
A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, acompanhada de parte da equipe pedagógica, recebeu na tarde desta quarta-feira, 20, a doação de 50 unidades do livro “No seu tempo”, escrito pela rio-pretense Juliana Costa, ganhadora do Prêmio Nelson Seixas.
O livro conta a história de Maya e suas descobertas em cada fase do crescimento. “Meu objetivo principal é contribuir com as relações étnico-raciais, porém, com uma abordagem leve, sem associar ao racismo”, explicou a autora Juliana.
A obra é baseada nos Adinkras, símbolos africanos com diversos significados. “Para mim, um dos mais significativos está logo no início do livro, o Sankofa, um pássaro que está com a cabeça voltada para trás e carrega um ovo no bico. Significa ‘olhar para o passado para construir o presente e o futuro’”, explicou.
De acordo com Leandra Justo Herrera, coordenadora de Políticas Públicas da SME, o conteúdo apresentado está de acordo com as propostas trabalhadas na rede municipal, tanto em linguagem quanto apresentação. “Foi uma grata surpresa receber um material tão rico e que oferecerá tantas oportunidades para serem trabalhadas em sala de aula”, disse.
Como parte do processo do Prêmio Nelson Seixas, Luciana visitou duas escolas municipais, Clóvis Sanfelice e Peter Pan, e realizou a contação de histórias para alunos, além de formação com os professores. “A receptividade e o entendimento dos alunos com a história superaram as minhas expectativas. Para o próximo ano pretendo lançar uma nova história, explorando ainda mais o tema”, acrescentou a autora.
A secretária Fabiana Zanquetta citou a abordagem dos temas étnico-raciais nas escolas, em todos os ciclos. “Temos acompanhado diversos trabalhos e discussões que vêm surgindo de forma orgânica entre alunos, através dos projetos que são propostos e trabalhados em salas de aula”, relatou.
Os exemplares de “No seu tempo” serão distribuídos entre as escolas da rede, que participaram do projeto e propostos para serem trabalhados com alunos de Etapa.
Josy Caetano/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES