Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Órgão recebeu livros, tablets e mídias para integrar e realizar o projeto Competência Informacional e Letramento Digital
A Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa e as unidades ramais foram contempladas para integrar e realizar o projeto Competência Informacional e Letramento Digital 2023, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb).
O edital foi lançado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, Organização Social de Cultura à serviço do Governo do Estado de São Paulo e a Biblioteca de Rio Preto foi inscrita e selecionada. Com isso, recebeu a doação de tablets e kits de livros sobre os temas, e a realização de atividades culturais (contrapartida).
Sobre o projeto
Em um mundo cada mais conectado e com diversos dados a todo tempo, o letramento digital e a competência informacional se fazem mais necessários. As práticas sociais de leitura e os textos em ambientes virtuais devem ser mediados com o intuito de formamos indivíduos mais preparados para acessar, avaliar e utilizar as informações de forma eficiente, efetiva, crítica, criativa e com precisão.
Entre os objetivos do projeto estão: realizar parceria com 35 bibliotecas paulistas para doação de tablets e de livros sobre os temas e, como contrapartida das unidades, a execução de uma ação cultural com os públicos para difusão, implementação e/ou desenvolvimento dos assuntos.
Também visa apoiar e difundir a promoção, o crescimento e a consolidação da competência em informação e do letramento digital nas bibliotecas e suas comunidades; apoiar a atualização e a renovação de equipamentos e dispositivos digitais das bibliotecas; contribuir com o desenvolvimento e a implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura e a informação segura.
E ainda, valorizar e dar protagonismo às bibliotecas públicas; aumentar a visibilidade e atrair novos públicos para usufruir dos programas e dos serviços especializados e gratuitos das bibliotecas públicas; facilitar o acesso aos conteúdos, às coleções e aos programas da BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo.
Tablets e livros
Foram recebidos pela Biblioteca Municipal cinco tablets Samsung Galaxy Tab A7 lite com cinco capas e mais os seguintes títulos em livro: Manifesto pela educação midiática. David Buckingham, 2022; Letramentos, mídias, linguagens. Roxane Rojo, Eduardo Moura, 2019; Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Fernanda Maria Melo Alves, et. al.; 2016; Curadoria educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. 2019; Redes de conhecimento em competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação, 2015; Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa, 2023.
Além dos tablets e livros do projeto Competência Informacional e Letramento Digital 2023, a Biblioteca Municipal de Rio Preto recebeu o kit semestral de livros doados pelo Siseb. Devem ser solicitados a cada seis meses, obrigatoriamente, 100 itens para cada unidade, sendo: Literatura- 60 itens (um exemplar de cada título); Artes- 22 itens (dois exemplares de cada título selecionado); Ciências sociais – dois itens (um exemplar de cada título); Generalidades: 10 itens (dois exemplares de cada título selecionado); Geografia, História e Biografia: dois itens (um exemplar de cada título); DVD – dois itens e CD – dois itens.
Como a Biblioteca Municipal conta com os ramais Eldorado, Anchieta e Soraia, além da unidade central, recebeu ao todo 400 livros no semestre. Confira a lista completa de livros recebidos e que já estão disponíveis para empréstimo nas Bibliotecas de Rio Preto.
Josy Mariano de Sá/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES