Apenas quatro cidades e um estado possuem essa certificação, que reconhece as boas práticas adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social
A RiopretoPrev, que comemora 22 anos de criação, alcançou um marco na história da autarquia com a Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, Nível IV. Na prática, trata-se de uma certificação de excelência dos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que engloba critérios, como: transparência, governança corporativa, serviços prestados, processos e atendimento.
No Brasil, entre os mais de 2,1 mil RPPS existentes, apenas cinco cidades possuem o nível IV de certificação no Pró-Gestão RPPS, sendo Jundiaí (SP), Manaus (AM), Guarujá (SP), Rondônia (RO) e, agora, São José do Rio Preto (SP).
“A conquista mostra o compromisso de toda a equipe da RiopretoPrev, comandada pelo secretário de Governo, Jair Moretti. Garantir a estabilidade e a continuidade dos serviços previdenciários, mesmo diante de mudanças políticas, é um dos principais objetivos dessa certificação”, falou o prefeito Edinho Araújo.
Para obtenção do certificado, as autarquias são analisadas em 24 índices, sendo eles: adequação às práticas de gestão previdenciária relativas a controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
O diretor superintendente da RiopretoPrev, Jair Moretti, destacou a importância desta conquista: “Alcançar o mais alto nível de certificação Pro-Gestão RPPS é uma validação significativa de nossos esforços em oferecer uma gestão previdenciária de qualidade à nossa comunidade. Esta conquista é fruto do incansável trabalho de toda a equipe da RiopretoPrev, dedicada a implementar as melhores práticas de gestão em prol dos nossos segurados.”
O certificado possui validade de três anos, até 12/2026. Com a conquista, a instituição reafirma seu empenho contínuo em aprimorar a gestão previdenciária. “O objetivo é garantir um futuro sólido e confiável para todos os beneficiários, mantendo o compromisso de oferecer serviços de alta qualidade e segurança”, disse Moretti.
Ainda de acordo com o secretário, o resultado obtido da certificação deve-se ao esforço da gestão em ouvir as sugestões de trabalho, principalmente, da equipe técnica que atua incansavelmente para fornecer o melhor em gestão previdenciária.
A certificação foi obtida junto ao Instituto Totum pelo programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).
Quais os benefícios do certificado para a cidade?
A certificação Pró-Gestão é conferida de forma institucional, ou seja, ao município. Ela permite que o RPPS e seu representante, no caso o prefeito, obtenham mais credibilidade e aceitação diante de outras organizações públicas ou privadas.
Além disso o programa permite melhoria na organização das atividades e processos; aumento da motivação por parte dos colaboradores; transparência e facilidade de acesso à informação; perpetuação das boas práticas, pela padronização; reconhecimento no mercado onde atua; redução de custos e de retrabalho; aumento da produtividade e alteração de investidor comum para qualificado.
Jaqueline Barros/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES