Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Roda de Conversa, realizada em parceria com a Riopretoprev, reuniu trabalhadores da área que atuam nas unidades de atendimento do SUAS
Nesta quinta-feira, 22, a equipe de auxiliares de limpeza e serviços gerais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou de uma roda de conversa promovida pelo Departamento de Gestão do Trabalho, por meio do Programa Cuide-se (Cuidados Integrais de Saúde Emocional), e em parceria com a Riopretoprev.
Participaram do encontro cerca de 30 profissionais da área. O tema em destaque foi ‘Cuidados Emocionais no Cotidiano’. O evento aconteceu no auditório da Semas, em alusão ao Dia do Auxiliar de Limpeza e Serviços Gerais, comemorado anualmente em 22 de fevereiro.
Além de promover a valorização do trabalhador, a ação também visou criar um espaço para escuta qualificada e de cuidado, no qual puderam compartilhar suas histórias de vida e experiências, bem como se familiarizarem uns com os outros, fortalecendo a integração entre as equipes que operam em diferentes unidades.
“Buscamos promover iniciativas que incentivem a inclusão dos trabalhadores, por meio da interação com as equipes e do desenvolvimento de suas habilidades. Esse também foi um momento de homenagem a esses profissionais que compõem o SUAS e cuidam com tanto carinho dos nossos equipamentos públicos”, afirmou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.
Na ocasião, os profissionais também participaram de uma oficina promovida em parceria com a Riopretoprev, com atividades voltadas às questões de saúde mental dos trabalhadores, promovendo o autocuidado e manejo de estresse.
De acordo com a psicóloga da Riopretoprev, Tatiana Lopes, a proposta é fornecer ferramentas para que consigam praticar o autocuidado e evitar o adoecimento a partir do estresse cotidiano. “Para isso, temos a oficina manejo de estresse, com estratégias que ajudam a lidar com situações do dia a dia que ocasionam essa reação”.
Atualmente, compõem a equipe de auxiliares de limpeza e serviços gerais da Secretaria de Assistência Social 33 trabalhadores, que atuam nos 24 equipamentos públicos: 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 2 Centros Especializados de Assistência Social (CREAS), 2 Centros de Convivência da Família, Centro de Convivência do Idoso e Centro de Convivência da Juventude, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Cadastro Único, Casa dos Conselhos, Conselho Tutelar Sul e Norte.
CUIDE-SE
O Programa Cuide-se é uma estratégia da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciada no ano de 2022, com foco no cuidado integral com o trabalhador. Para isso, realiza ações para sensibilizar as equipes sobre a importância do cuidado com a saúde emocional e física do trabalhador.
Dentre os objetivos gerais estão: sensibilizar as equipes sobre a importância de reconhecer a necessidade de tempo para pensar sobre si mesmo e as repercussões das ações do trabalho; fomentar ações inovadoras de saúde do trabalho nas unidades; proporcionar educação por meio de encontros voltados ao cuidado do trabalhador em parceria com a rede ou com educadores internos.
Thayla Azevedo/Semas – REDAÇÃO ENTRECIDADES