Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Complexo Swift de Educação e Cultura, às margens da Represa Municipal, é o principal espaço de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1,3 mil professores, entre estatutários e celetistas da Educação Infantil, participaram de encontro formativo nesta quinta-feira, 21, no Complexo Swift de Educação e Cultura, localizado às margens da Represa Municipal de Rio Preto.
Os professores da Educação Infantil participaram da reunião de Preparo Pedagógico de Materiais (PPM), que faz parte do investimento contínuo em desenvolvimento profissional promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com a finalidade de proporcionar uma educação de qualidade para as crianças.
Mensalmente esses professores são reunidos em encontros produtivos e enriquecedores para todos. A ideia é que o formador capacite o professor e, com isso, o professor possa planejar com segurança as atividades pedagógicas para os alunos.
“Hoje estamos realizando uma ação formativa importante que é feita todos os meses com os professores da rede, sobretudo às quintas-feiras, quando são realizados encontros com professores da Educação Infantil. É um momento para discutir e pensar sobre as práticas realizadas na escola e que sempre vão partir de um foco formativo”, explica o professor formador Rodrigo Azevedo.
Segundo ele, este ano a prioridade é para a linguagem literária. “No caso de 2024, nosso foco formativo é olhar para a linguagem literária e as aproximações com as culturas do escrito pensando isso para as crianças de zero a 5 anos de idade, que são os alunos da Educação Infantil. Por isso, esses encontros são muito importantes para a gente”, diz.
Atualmente, o Complexo Swift de Educação e Cultura é o principal espaço de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), um dos pilares para promover a qualidade da educação em Rio Preto.
A gerência de capacitação é composta por 24 educadores formadores que utilizam o local todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira. Por mês, são oferecidos formação a todos os 2.276 professores da rede municipal de ensino, entre temporários e efetivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Cristiano Furquim/SME – REDAÇÃO ENTRECIDADES