Juliano Souza de Oliveira assume a presidência do CINDESP em
Encontro apresentou às famílias o projeto desenvolvido especificamente para as crianças que se destacaram nas áreas do desenvolvimento
A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu reunião inicial com pais e responsáveis dos alunos sinalizados como público-alvo da Educação Especial – educandos com altas habilidades – para participar das atividades do Centro de Desenvolvimento de Talentos (CEDET).
O encontro teve como escopo principal apresentar às famílias o projeto desenvolvido especificamente para as crianças que se destacaram nas áreas do desenvolvimento, bem como discutir e esclarecer os detalhes do trabalho que será desenvolvido.
A identificação dos alunos para participar do CEDET ocorre anualmente por meio da metodologia ‘Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento’ desenvolvida pela educadora Zenita Cunha Guenther.
Este ano, cerca de 200 crianças foram indicadas depois de serem observadas por dois anos consecutivos no ambiente escolar por meio de questionários que avaliaram os domínios de inteligência, habilidades e talentos.
“Ficamos felizes em constatar que houve um grande interesse por parte das famílias em participar deste projeto, que oferece atividades suplementares para o desenvolvimento integral das crianças. A presença dos familiares na reunião foi significativa, demonstrando o engajamento e apoio da comunidade escolar ao processo educacional de seus filhos”, diz a coordenadora do CEDET, Érika Volpe Marangoni.
Durante a reunião, foram apresentados os objetivos do CEDET, bem como as atividades e recursos disponíveis para os alunos selecionados. Além disso, foram esclarecidas as dúvidas e discutidos os compromissos e responsabilidades tanto dos alunos quanto das famílias ao aderirem ao projeto.
A parceria entre escola e família é fundamental para o sucesso do desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Com a participação ativa dos pais é mais fácil proporcionar oportunidades enriquecedoras que contribuam para o crescimento e a realização pessoal dos estudantes.
O CEDET é um centro de educação especial idealizado pela educadora Zenita Guenther, em Lavras, Minas Gerais, em 1993, e Rio Preto foi uma das primeiras cidades do Brasil a adotar a metodologia, que surgiu para complementar a formação de alunos talentosos, atender às necessidades educacionais especiais que vão além das possibilidades do ensino regular.
Em 2011, quando foi criada a equipe de profissionais especializados, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da gerência de Educação Especial, estabeleceu uma unidade do CEDET dentro do CIECC – Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura, localizado na Avenida João Batista Vetorazzo, que funciona até hoje.
Cristiano Furquim/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES