Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Encontro regional para 103 educadores representantes das cidades de Barretos, Catanduva, José Bonifácio, Rio Preto e Taquaritinga foi realizado na Diretoria de Ensino
A Diretoria de Ensino da Região de São José do Rio Preto recebeu nesta terça-feira, 16, mais de 100 profissionais da educação representantes de cinco municípios do interior para o primeiro encontro do programa Alfabetiza Juntos SP, do governo do Estado, que tem como objetivo a formação de docentes alfabetizadores para 1º e 2º anos.
O encontro dirigido para o polo regional 14, composto pelas cidades de Barretos, Catanduva, José Bonifácio, Rio Preto e Taquaritinga, foi aberto pela dirigente regional de ensino do Estado de São Paulo, Luana Garcia, e pela secretária municipal de Educação, Fabiana Zanquetta.
As equipes receberam informações sobre o programa e foram apresentados à Proposta de Formação de Professores Alfabetizadores 2024, com foco no desenvolvimento da escrita, da interpretação de texto e da leitura dos alunos dos Anos Iniciais. Serão mais seis encontros, que ocorrerão de forma híbrida, totalizando 96 horas.
“Esse evento promove a capacitação de formadores que estão aqui para atuar com o ‘Alfabetiza Juntos’ nas escolas. Então, os secretários municipais indicaram os seus formadores, e os formadores irão formar os seus coordenadores pedagógicos para que a gente consiga envolver todo mundo nessa teia de alfabetização, até chegar nos professores. Importante destacar que o ‘Alfabetiza Juntos’ é um projeto do Governo do Estado alinhado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem o compromisso de alfabetizar o nosso educando na idade correta”, informa a dirigente regional de ensino, Luana Garcia.
O programa ‘Alfabetiza Juntos SP’ é uma iniciativa do Governo do Estado que pretende unir 645 municípios, com o objetivo de atingir a alfabetização de alunos de até 7 anos de idade. A meta é ter 90% dos alunos da rede pública alfabetizados até o ano de 2026.
“Este é o momento de unir esforços em busca da alfabetização na idade certa, fundamental para a trajetória educacional, proporciona habilidades básicas de leitura, escrita e compreensão que se tornam a base para o aprendizado contínuo ao longo da vida”, diz Fabiana Zanquetta, secretária de Educação.
Cristiano Furquim/SME – REDAÇÃO ENTRECIDADES