No próximo dia 5, domingo, às 17h, o grupo rio-pretense de música instrumental e de improvisação “Quarteto Sussuarana” se apresenta no palco da comedoria do Sesc Rio Preto. Os músicos trazem para esse show um repertório composto por clássicos do jazz, blues, bossa-nova, entre outros estilos, que recebem novas interpretações com diferentes nuances e improvisos sonoros. A apresentação é gratuita.
Criado em 2022, o Quarteto Sussuarana é um grupo instrumental de jazz e música brasileira, cujo objetivo é trazer a música instrumental com o viés de improvisação nos estilos jazz e bossa nova.
Formado por músicos de São José do Rio Preto e região como Ricardo Teles no saxofone e flauta, Lenon Tagliaro no piano, Jeison Cardozo no baixo elétrico e Rubens Lopes na bateria, o grupo traz em sua influência Tom Jobim, Vinicius de Moraes, John Coltrane, George Gershwin, Jaco Pastorius entre outros nomes da música.
De acordo com Lenon Tagliaro, “escolhemos o instrumental por termos formação específica na área de interpretação no instrumento. O baterista Rubens Lopes, por exemplo, teve sua formação no Conservatório de Música em Paris, já eu tenho formação em MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí com Mestrado na área e os outros músicos têm vasta experiência em grupos musicais há mais de 25 anos”.
O repertório foi selecionado a partir da relevância artística dos compositores e por serem gêneros conhecidos do público que aprecia esse tipo de formação instrumental. No palco, o grupo toca músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, como também Thelonious Monk e George Gershwin.
Sobre os músicos
Rubens Lopes iniciou na música aos 4 anos de idade e desde cedo integrou
Orquestras, passando por diversos grupos e se profissionalizando aos 14 anos. Tem graduação em percussão erudita pela Unesp, Mestrado pelo prestigiado Conservatório de Paris, onde também estudou jazz com o trombonista Glenn Ferris (Frank Zappa), tem pós-graduação em improvisação generativa e em neuropsicologia. Em 2012 foi o primeiro a ganhar a maior bolsa de estudos em música da América Latina, o prêmio Ernani de Almeida Machado. No Brasil e na França, Rubens trabalhou com orquestras e maestros mais conceituados do mundo, como a Philarmonia Orquestra de Londres e Esa-Pekka Salonen. É membro da Grande Orquestra Francesa de JeanJacques Justafré (antiga Paul Mauriat), com quem realizou três grandes turnês internacionais (Japão, China e Rússia) e gravou dois CD`s. Atualmente ministra masterclasses através da Mineradora Vale S.A., é professor efetivo da Corporação Musical de Fernandópolis e acompanha artistas da região de São José do Rio Preto.
Jeison Cardozo é multi-instrumentista, cantor e produtor musical, desde 1995. .Passou pelas bandas Memphis, Pai de Todos, Arte Mundo, Miolo Vivo, Jack Tequila, Jazz Confusion, Quartzo, Especial Tim Maia, Nani Zac, Iboruna –B, Chefes da Tribo, Nasal Rock Trio, Bruno Brito e Banda, Tim Maia Racional, Rock Page e muitos outras. Idealizou o projeto Coletivo Iboruna , do gênero funk old school (instrumental), produzido e gravado em 2008 por ele mesmo. É professor de diversos instrumentos como contrabaixo, guitarra, bateria, ukulelê, violão, viola caipira, gaita e de teoria musical. Já trabalhou em algumas escolas como Instituto Bizet, Instituto Ielar, Belas Artes e trabalha também com aulas particulares.
Lenon Tagliaro é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos, onde também concluiu o Mestrado em Educação, cujo título da dissertação foi “Ouvir, interagir e criar: a composição musical como oportunidade de humanização das relações sociais em uma orquestra comunitária”. Formou-se em Regência de Banda Sinfônica pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz. Foi aluno especial do Curso de Música Popular da Unicamp, cursando as disciplinas Arranjo e Harmonia. Participou de vários festivais de música, workshops com professores e músicos renomados e congressos nacionais e internacionais. Tem seu trabalho autoral de canções e músicas instrumentais, para orquestra e formações menores. Como pianista, já participou de big bands, grupos de jazz, blues, rock entre outros gêneros.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.
SERVIÇO
Show – Quarteto Sussuarana
Dia 5, domingo, das 17h às 18h.
Local: Comedoria Sesc Rio Preto
Ingressos: Entrada gratuita