FIT Rio Preto inicia curadoria 2023 com quase 800 inscrições
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) recebeu 787 inscrições de espetáculos e projetos de companhias, produtoras, grupos e artistas independentes de todo o Brasil para a edição 2023. Foram 485 inscritos na categoria Adulto, 171 na categoria Criança, 114 na categoria Rua e 17 no módulo Cena Rio Preto.
A curadoria para a seleção das obras que vão compor a programação deste ano do Festival acontece em duas etapas: on-line, que teve início no final de março e terminou no último sábado, 8/4, e a presencial, que segue entre os dias 10 e 14/4, em São José do Rio Preto.
Nesta edição, as obras internacionais serão convidadas pela Comissão Organizadora do Festival, não havendo inscrição para essa categoria. Os selecionados serão conhecidos no lançamento da programação da edição 2023 do FIT Rio Preto, previsto para junho.
Curadores
A curadoria deste ano é composta por Tommy della Pietra (SP), Fernando Yamamoto (RN) e Fernanda Júlia Onisajé (BA).
Onisajé é diretora teatral, graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, com doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA. É mestra em Artes Cênicas pelo mesmo programa.
Dramaturga, preparadora-formadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil, com ênfase nas religiões de matriz africana, como o Candomblé. Foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA nos cursos de Direção, Interpretação e Licenciatura. Integra o Grupo de Pesquisa Pé na Cena -CNPq e publicou vários artigos sobre Teatro Negro em revistas especializadas.
Fundadora do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata) e dirigiu o grupo durante vinte anos (1999 a 2019). Escreveu e dirigiu os espetáculos: Siré Obá – A festa do rei, Ogun – Deus e Homem, Exu – A Boca do Universo, Macumba – Uma Gira sobre Poder. Encenou ainda as montagens: Erê, Traga-me a Cabeça de Lima Barreto, Pele Negra, Máscaras Brancas, 12 Anos ou a Memória da Queda.
Fernando Yamamoto é diretor, professor e pesquisador de teatro. É um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, pelo qual dirigiu vários espetáculos, dentre eles Nuestra Senhora de las Nuvens, Farsa da Boa Preguiça, O Capitão e a Sereia, Muito Barulho por Quase Nada, Roda Chico, Fábulas e O Casamento do Pequeno Burguês. Dirigiu diversos espetáculos fora dos Clowns, como A Mulher Revoltada, de Xico Sá (Projeto Nova Dramaturgia Brasileira/CCBB/DF e Sesc/RJ), Cavaleiros da Triste Figura, com o Grupo Boca de Cena (Aracaju/SE) e Projeto Orwell (Boyásha Trupe/ES – em processo).
Também prestou diversas consultorias de encenação e dramaturgia no país. Conquistou prêmios de Melhor Direção com Muito Barulho por Quase Nada (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – 2004); Fábulas (Festival Nacional de Teatro de Campos dos Goytacazes – 2006, XXXI Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba/SP), Roda Chico (Festival do Teatro Potiguar – 2005) e O Casamento (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – 2006), este último tendo lhe rendido também o prêmio de Melhor Cenografia.
Pela direção de Fábulas, também ganhou os prêmios APCA e FEMSA/Coca-Cola. Foi um dos seis diretores escolhidos do Brasil para integrar o livro Arte y Ofício del diretor teatral en América Latina, do pesquisador argentino Geirola. Desenvolveu a pesquisa Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste, na qual mapeou os coletivos da região, e vem atuando como militante na articulação de grupos na região e no país.
Tommy della Pietra é assistente na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP. Participou de diversos projetos culturais, principalmente nas áreas do Teatro, atuando como diretor, dramaturgista, videasta e produtor. Fez parte da Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona por 15 anos e é formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Assistentes de Curadoria
Neste ano a curadoria do FIT Rio Preto terá também dois Assistentes de programação que farão/responsáveis pelo o acompanhamento do processo de análise e seleção dos espetáculos inscritos, dando suporte técnico-organizacional aos curadores.
O selecionado pela Secretaria de Cultura, por meio de uma Chamada Pública, foi Homero Kaneko, mestre em Artes da Cena pela UFRJ, ator e diretor teatral. Para participar, o profissional, além de se inscrever, teve que comprovar conhecimento em avaliação de projetos artísticos/culturais. A participação de profissional de Rio Preto é uma ação de política pública para o setor cultural e visa ao desenvolvimento de aptidões no âmbito da curadoria.
Pelo Sesc São Paulo, o assistente será Diego Valladares, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua como programador de teatro no Sesc e integra a equipe do CPT – Centro de Pesquisas Teatrais, no Sesc Consolação.
Sobre o FIT
Realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto completa 54 anos de história e 21 anos de edição internacional. Com dez dias de duração, o evento, que é um dos maiores festivais de teatro do país, já tem data definida: 20 a 29 de julho de 2023.
Criado em 1969 como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 o evento ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre a Prefeitura de Rio Preto e o Sesc São Paulo. Anualmente, o Festival apresenta diferentes possibilidades de diálogo com o teatro na contemporaneidade.
O FIT é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com programação de espetáculos e atividades formativas voltadas à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais.