A Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto inicia nesta segunda-feira, 24 de abril, o período de inscrição para as empresas que desejam concorrer ao Prêmio Acirp 2023. Com esta premiação, a entidade reconhece empresas que geram emprego e produzem riqueza; certifica o talento empreendedor que transforma e engrandece São José do Rio Preto, e, principalmente, exalta histórias e trajetórias que inspiram outros empresários.
Em sua 65ª edição, o Prêmio Acirp outorga o Diploma de Mérito para empreendedores de oito categorias, sendo elas: Comércio / Indústria / Serviços / Agronegócio / Mulher Empreendedora / Jovem Empreendedor / Tradição / Micro e Pequena Empresa. A premiação é totalmente gratuita, não havendo nenhum custo aos concorrentes e premiados. Em linhas gerais, o Prêmio Acirp é democraticamente aberto a todas as empresas associadas à entidade.
A candidatura se faz exclusivamente pelo preenchimento de um formulário online com 57 itens divididos em sete eixos temáticos que englobam Apresentação da empresa; Estrutura Física; Controle, Processos e Qualidade; Gestão de Pessoas; Comunicação e Relacionamento com Clientes; Inovação; Sustentabilidade Empresarial – ESG; Associativismo e Relacionamento com a Acirp. Ações de responsabilidade socioeconômica e ambiental, a existência de um Código de Ética e o empreendedorismo de seus dirigentes também são itens avaliados, já que demonstram a competitividade das empresas.
Todas as respostas são pontuadas e a empresa vencedora é aquela que acumula o maior número de pontos. O formulário é o mesmo para todas as categorias, mudando apenas o peso atribuído a cada resposta. Para participar, é preciso acessar o site da Associação Comercial www.acirpriopreto.com.br e fazer a pré-inscrição para receber o questionário por e-mail. A partir daí, escolher a categoria na qual a empresa deseja concorrer e preencher todos os campos exigidos.
“O preenchimento do formulário equivale a um rico diagnóstico, digno de ser alçado à categoria de consultoria. Conforme os proprietários vão respondendo já vão percebendo o que está bem e o que deve ser melhorado. Independente de ser vitorioso na edição, todos os inscritos recebem uma análise da sua empresa” destaca o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser.
Para concorrer na categoria Micro e Pequena Empresa, considera-se aqueles que aufiram, em cada ano calendário, receita bruta igual ou inferior a R$360 mil. Por outro lado, considera-se Pequena Empresa aquela que aufira receita bruta igual ou inferior a R$4.800 milhões. Já para consagrar-se a Mulher Empreendedora de 2023, somente serão aceitas inscrições de empresas detidas majoritariamente por uma mulher.
Regra aplicada para o Jovem Empreendedor do ano dita que a empresa deve indicar um de seus sócios fundadores, com no máximo 40 anos de idade. Não poderão se inscrever empresas que não tenham sido originalmente constituídas pelo sócio indicado. Para a categoria Tradição que sempre é motivo de orgulho, pois honra a cidade com perseverança empreendedora, a empresa inscrita deverá ter no mínimo 25 anos de fundação.
“Tão importante quanto a inscrição é a comprovação das respostas fornecidas no formulário. Não medimos esforços em buscar provas e indícios que atestem a veracidade do conteúdo enviado online”, ressalta o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser. Para isso, é indispensável que todos os participantes entreguem um dossiê físico com evidências que comprovam a autenticidade das respostas por meio de cópias de documentos, fotos, registros oficiais, publicações divulgadas na imprensa e mídias sociais, entre outros.
Esse material deve ser entregue pessoalmente na Secretaria da Acirp – Rua Silva Jardim, 3099 – Centro ou por e-mail para secretaria@acirpriopreto.com.br, até o final do prazo de inscrições, às 17h00 da sexta-feira (16/06). O Comitê Avaliador do Prêmio Acirp espera apresentar os vencedores deste ano na segunda quinzena de julho.