Com line-up recheado de estrelas da música alternativa, segunda edição
Em Rio Preto, este ano, dois mil alunos da rede pública e privada realizaram a formação
Centenas de alunos da rede municipal de ensino participaram neste mês de dezembro, no teatro Paulo Moura localizado no Complexo Swift de Educação e Cultura, das cerimônias de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo. Em 2022, foram formados aqui na cidade 2.416 alunos e neste ano 2.000 estudantes de escolas públicas e privadas.
Participaram do encerramento do Proerd neste 2º semestre, seis escolas municipais, Profª. Lydia Sanfelice, Álvaro Luiz Angeloni, Profª Olga Mallouk Lopes da Silva, Carmem Nelita Anselmo Vetorazzo, Dr. Cenobelino de Barros Serra e Prof. Walfredo Fogaça. Os alunos estavam acompanhados, além dos seus respectivos professores, por pais ou responsáveis.
Nas unidades escolares os cursos em sala de aula foram conduzidos pelas instrutoras do Proerd, as policiais Claudia Regina Bigueline e Suely Rodrigues. O evento contou ainda com colaboração da Banda Regimental de Música da Polícia Militar.
O Proerd é um programa de responsabilidade social, de cunho preventivo, criado pela Organização Não Governamental D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) em 1982, em Los Angeles (EUA), e atualmente é adotado por 52 países.
No Estado de São Paulo ele é ministrado pela PM desde 1993 e consiste, basicamente, em lições destinadas a crianças e adolescentes, mediante ao envolvimento de pais e educadores, com a finalidade de desenvolver a cultura de paz, cidadania, valorização da vida e dignidade da pessoa humana.
1º semestre
No 1º semestre, oito escolas participaram da formatura do Proerd, foram elas: Antônio Teixeira Marques, Prof. Cleophas Beltan Silvente, Prof. Wilson Romano Calil, Silvio Benito Martins, Profª. Guiomar Maia, Prof. Cyrino Vaz de Lima, Dr. João Jorge Sabino e a Prof. Amaury de Assis Ferreira.
As cerimônias realizadas em dezembro contaram com a presença do prefeito Edinho Araújo, da secretária de Educação Fabiana Zanquetta, do secretário de Segurança coronel Jean Charles Serbeto e da assessora da SME, Rosycarmem Pontes Gestal Alvares.
Entre as autoridades presentes, oficiais da Polícia Militar, estavam o tenente-coronel PM Marcelo da Silva Lessa, comandante do 17º BPM/I, o major da PM Maurício Plaza Senise, o capitão Rodrigo Fabrício Nascimento, o capitão Celso Ricardo Alves de Mendonca, comandante da 1ª Companhia, o capitão Paulo Alessandro Delabona e o tenente Luiz Gustavo Marchezine, comandante interino da 2ª Companhia.
Os mestres de cerimônias, os anfitriões do evento, foram o tenente Cristiano Donizete da Silva Vieira e o 1º tenente Marcio Rossi Petrucci. O comandante do CPI-5, coronel Fábio Rogério Cândido, não pôde estar pessoalmente, mas participou por meio de um vídeo exibido ao público com uma mensagem de final de ano.
Cristiano Furquim/SMCS – REDAÇÃO ENTRECIDADES